Promover a igualdade de género no contexto da crise climática, é um dos maiores desafios globais do século. Neste Dia Internacional da Mulher, a ONU reivindica: “Igualdade de género hoje, para um amanhã sustentável” (Gender Equality Today for a Sustainable Tomorrow).
5 min read.
A Celebração do Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, vai decorrer num evento virtual dia 8 de março (das 10h às 11h30 UTC–5) e este ano visa reconhecer e honrar todas as mulheres e meninas que lideram soluções na resposta às mudanças climáticas, contribuindo para um futuro sustentável.
Participa através da TV Web da ONU!
Segundo os estudos apresentados pela ONU, as mulheres estão mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas do que os homens, pois constituem a maioria dos pobres do mundo e são mais dependentes dos recursos naturais (ameaçados pelas mudanças climáticas).
Ao mesmo tempo, mulheres e meninas são cada vez mais líderes e agentes de mudança poderosos na mitigação das mudanças climáticas. Estão envolvidas em iniciativas por todo o mundo e a sua participação e liderança provam resultados mais eficazes.
Aqui podes saber mais sobre a cronologia dos marcos na luta pelos direitos das mulheres na UE!
É necessário continuar a examinar, tanto as oportunidades, como as restrições, que estão no caminho da capacitação e empoderamento de mulheres e meninas, no sentido de serem cada vez mais participantes ativas nas tomadas de decisão. Sem igualdade de género hoje, não poderemos alcançar um futuro sustentável!
Sabias que:
- > 70% dos 1,3 bilhão de pessoas que vivem em condições de pobreza são mulheres?
- > Nas áreas urbanas, 40% das famílias mais pobres são chefiadas por mulheres?
- > As mulheres são quem mais contribui para a produção mundial de alimentos (50-80%), mas são quem possui a menor percentagem de terra (menos de 10%)?
- > 80% das pessoas deslocadas por consequência de desastres naturais, derivados das mudanças climáticas em todo o mundo, são mulheres e meninas?
- > As mudanças climáticas contribuem para o aumento da violência de género, o número de casamentos infantis e impacto negativo na saúde sexual e reprodutiva das mulheres e meninas?
Em 2021, no Fórum para a Igualdade de Género (Generation Equality Forum), foi lançada uma Ação de Coligação Feminista para a Justiça Climática (Action Coalition for Feminist Action for Climate Justice). Esta ação de coligação reuniu governos, empresas do setor privado, agências da ONU e sociedade civil, com o objetivo de assumir compromissos concretos em relação à justiça climática tais como: impulsionar ações e investimentos globais com foco no financiamento de soluções climáticas, aumentar a liderança das mulheres na economia verde, desenvolver a resiliência das mulheres e meninas aos impactos e desastres ambientais e impulsionar a investigação sobre igualdade de género e clima.
O que precisa de mudar?
- > Apenas 3% do financiamento ambiental filantrópico apoia o ativismo ambiental de mulheres e meninas
- > Mulheres e meninas representam menos de 1/3 do total de alunos matriculados em áreas educacionais para empregos “verdes”
- > Mulheres e meninas estão sub-representadas no avanço da justiça climática em todos os níveis e setores, do planeamento nacional ao comunitário, no setor público, finanças climáticas e energia limpa
- > As intervenções climáticas falham em levar em conta adequadamente a realidade de mulheres e meninas
Empodera-te, aprendendo mais sobre a ligação entre “género” e “ação climática”!
A UN Climate Change Learning Partnership (UN CC:Learn), iniciativa conjunta de mais de 30 organizações, oferece a maior plataforma de e-learning sobre mudanças climáticas, com foco específico nas necessidades dos países em desenvolvimento.
Inscreve-te, participa à medida da tua disponibilidade e obtém um certificado!
- > Curso sobre Igualdade de Género e Direitos Humanos na Ação Climática e Energias Renováveis
- > Curso Aberto sobre Género e Ambiente
Empodera-te, aprendendo mais sobre linguagem inclusiva!
A TOOLBOX para uso de Linguagem Inclusiva (EN) foi concebida para tornar o ambiente de trabalho de todos os funcionários das ONU mais inclusivo e promover a igualdade de género, mas está disponível para qualquer pessoa que aceda ao website. Fornece Diretrizes que incluem uma série de recomendações para ajudar a usar linguagem inclusiva quanto ao género, em qualquer tipo de comunicação — oral ou escrita, formal ou informal, ou dirigida a um público interno ou externo. Inclui uma Toolbox (Caixa de Ferramentas) com materiais de treino e aplicação prática das Diretrizes, bem como informação sobre cursos relacionados e outros recursos relevantes.
Todos os recursos foram desenvolvidos como parte do projeto “Apoio à igualdade de género em contextos multilíngues“, destinado a apoiar a Estratégia de Equidade de Género das Nações Unidas. As recomendações e recursos fornecidos serão revistos e atualizados de forma a refletir novos feedbacks, sugestões e mudanças no uso da linguagem.
E é por falar em empoderar, que hoje falamos sobre a EmpowerHER – a rede internacional de organizações dedicadas ao empoderamento das mulheres, que realizou em dezembro, na Casa do Impacto, uma formação de 4 dias para Founders mulheres, com foco no female empowerment!
Todos os programas e atividades são gratuitos e estão disponíveis tanto presencialmente como virtualmente, para meninas em todo o mundo.
Esta organização que começou originalmente por trabalhar especificamente com meninas que perderam as suas mães, realiza vários eventos anuais de base comunitária e não terapêuticos e um programa de mentoria. Todos os programas e atividades são gratuitos e estão disponíveis tanto presencialmente como virtualmente, para meninas em todo o mundo.
Além dos eventos para meninas e do programa de mentoras, criou a EmpoweHER For the Girls Instagram, uma página privada e apenas para meninas inscritas. O objetivo é de criar uma comunidade on-line segura, divertida e inspiradora! O Legacy Group é ainda outro programa, projetado para capacitar as jovens de 19 a 24 anos para preencher a lacuna entre o ensino médio e o “mundo real”, e promover a próxima geração de mentoras empoderadas da HER.
Envolve-te! A EmpowerHER conta com os esforços incansáveis de centenas de voluntários e o apoio de inúmeros doadores para promover a sua missão e está permanentemente à procura de apoio em todas as atividades e operações relacionadas com fundraising. Outras formas de envolvência que possibilita são: hospedar um evento beneficente no Facebook, no PopUpParty ou ainda criar um presente memorial. Vê estas e outra formas de estares envolvido aqui!
Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.